Dia do Patrono do Fórum da Comarca de Tupã será comemorado em 29 de agosto

A data marca o dia de nascimento do homenageado, Doutor Francisco de Assis Abs Pimentel.

COMPARTILHAR
Fórum Dr. Francisco de Assis Abs Pimentel - Tupã

Visando resgatar a importância da memória histórica e recordar a trajetória daqueles que ajudaram a erigir a instituição do Poder Judiciário no Estado, a Presidência do Egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo instituiu o “Dia do Patrono das Unidades Judiciais do Estado de São Paulo. Inserido no programa “Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante”, o Dia do Patrono é comemorado na data de nascimento da personalidade cujo nome é atribuído a cada unidade judicial.

Na Comarca de Tupã, o Dia do Patrono é comemorado no dia 29 de agosto, sendo que neste ano foram convidados alunos do curso de Direito da Faculdade de Direito da Alta Paulista de Tupã – FADAP para acompanhar a Seção do Egrégio Tribunal do Júri real nesta segunda-feira, a partir das 9 horas da manhã.

Patrono da Comarca de Tupã

O Fórum de Tupã leva o nome do Dr. Francisco de Assis Abs Pimentel há mais de 20 anos, onde atuou como magistrado por mais de 10 anos, em duas ocasiões.

Nascido em Pederneiras em 29 de agosto de 1937, filho do casal Raul David Pimentel e Magnólia Abs Pimentel, Francisco de Assis Abs Pimentel concluiu os estudos e seguiu o caminho das disciplinas jurídicas. Formou-se bacharel em Direito pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Iniciou carreira como magistrado no Tribunal de Justiça de São Paulo no ano de 1972, quando foi nomeado, após aprovação em concurso, para a 30ª Circunscrição Judiciária, com sede em Tupã, tendo assumido em 14 de janeiro de 1972.

O Doutor Francisco exerceu sua magistratura até 04 de agosto de 1987, quando se aposentou perto de completar 50 anos de idade. Faleceu em 27 de novembro de 1990, aos 53 anos de idade. Cerca de dois anos depois, em 23 de setembro de 1992, foi homenageado com a denominação de seu nome para o Fórum da Comarca de Tupã, que passou a ser chamado “Fórum Doutor Francisco de Assis Abs Pimentel”.