Rádio está entre os meios mais acessados e com maior grau de confiança

Levantamento realizado pelo IBOPE levantou os hábitos de informação dos brasileiros. Internet tem pouca credibilidade.

COMPARTILHAR
Alessandro Dassi e Joice Cristina Dassi - Diretores da Jovem Pan Tupã 89.5 MHz

O Rádio está entre os meios de comunicação mais acessados e que possuem o maior grau de confiança dos brasileiros. A constatação está na Pesquisa Brasileira de Mídia, que revela os hábitos de informação da população.  O levantamento anual é realizado pelo IBOPE, a pedido da Secretaria De Comunicação Social – SECOM da Presidência Da República. Foram ouvidas mais de 15 mil pessoas em todo o Brasil.

Aproximadamente dois em cada três entrevistados afirmam ouvir rádio, sendo que por volta da metade destes o faz todos os dias. A principal forma de acesso é por aparelhos de rádio tradicionais, especialmente através da FM – Frequência Modulada. Ouve-se rádio mais entre segunda e sexta-feira, sendo que a média de tempo do acesso diário é próxima de três horas.

Confiança nas Notícias: Rádio e TV lideram, internet tem pouca credibilidade.

A pesquisa também avaliou o grau de confiança nas notícias que circulam nos diferentes meios de comunicação; é possível observar que quase seis em cada dez ouvintes de rádio confiam sempre ou quase sempre nas notícias divulgadas por essa mídia. Por sua vez, a maioria dos usuários de internet confia poucas vezes ou nunca confia nas notícias de sites, de blogs e de redes sociais.

Veja abaixo

Outros Hábitos: brasileiros fazem atividades doméstica ouvindo Rádio.

Avaliou-se, por fim, a questão da concomitância de uso.  A prática de atividades domésticas é o que mais se faz de maneira simultânea ao ato de ouvir rádio.

Veja o gráficos ABAIXO