Tupã enfrenta Venâncio Aires-RS no Dia do Desafio 2017

Evento acontece nesta quarta-feira (31) e termina às 21 horas.

COMPARTILHAR

Nesta quarta-feira, 31 de maio será celebrada a 23ª edição do Dia do Desafio, e Tupã é um dos municípios que participará do evento, enfrentando o município de Venâncio Aires, do Rio Grande do Sul. O evento é realizado de SESC São Paulo em parceria com a Prefeitura e o Sincomércio de Tupã.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Marco Pinheiro, o objetivo do evento, que já é tradição em todo o país, é incentivar a população a realizar atividade física por no mínimo 15 minutos. As participações precisam ser registradas e começarão a ser computadas a partir das 00 hora do dia 31 com encerramento às 21 horas. “Este ano a Prefeitura espera mobilizar bom número de pessoas para prática esportiva, fazendo valer o lema ‘Você se mexe e o mundo mexe junto’. O Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, através de uma competição amigável entre cidades participantes, definida por sorteio”, explica.

A Secretaria de Esportes realizará durante o dia todo ações com o Trio Elétrico pela cidade para incentivar a participação da população e somar pontos na competição contra o município gaúcho de Venâncio Aires. “Vale ressaltar que qualquer atividade física é válida, pode ser caminhada, ciclismo, corrida, futebol, basquete, vôlei, exercícios em empresas, gincanas, brincadeiras, danças, práticas corporais e entre outras. A intensão é mobilizar as pessoas e incluir a prática de exercícios em sua agenda diária e aproximar cidade e cidadãos, numa troca de experiências esportivas, mostrando as diferença e as igualdades de se praticar uma atividade física”, esclareceu Marco.

De acordo com Marco, os interessados podem confirmar a participação pelos telefones (14) 3491-2558, 3441-3291 ou ainda pelo 0800 773 1600. A abertura do evento pela Prefeitura de Tupã será realizada às 6h40, defronte a Secretaria de Meio Ambiente, onde o Trio Elétrico iniciará o percurso pelo município.

O secretário de Esporte convidou toda a população a participar do Dia do Desafio, lembrando que a prática regular de atividades físicas é extremamente benéfica e deve ser adotada por todos independentes de idade ou classe social. “Mais importante que a disputa em si é a conscientização da adoção de práticas saudáveis, como o hábito de realizar atividades físicas rotineiramente. Quem pratica esporte tem mais saúde, mais disposição, mais qualidade de vida”, avaliou.

Segundo o prefeito Ricardo Raymundo, a grande importância desse evento é lembrar as pessoas que as atividades físicas combatem diversas doenças e promove uma melhor qualidade de vida. “O Dia do Desafio é uma grande campanha de conscientização, nós temos exemples de pessoas que passaram a praticar atividades físicas depois que participaram desse desafio. Nesse momento nós temos que nos unir para convidar o maior número de pessoas, para que a gente possa não só vencer esse desafio, como também incentivar a população a praticar qualquer tipo de atividade esportiva”, concluiu.

Venâncio Aires

Conhecida como “Capital Nacional do Chimarrão”, o município gaúcho de Venâncio Aires, emancipou-se da cidade de General Câmara em 1891. A origem de seu nome é uma homenagem ao jornalista Venâncio de Oliveira Aires. Segundo o senso do IBGE, a cidade conta com 65. 964 habitantes, mobilizando no último “Dia do Desafio”, cerca de 21 mil pessoas. Já a Estância Turística de Tupã conseguiu mobilizar em 2016 mais de 36 mil pessoas.