Cozinha Piloto de Tupã é modelo de boas práticas no trato dos alimentos

Nutricionista abre as portas e mostra a cozinha onde 11 mil refeições são preparadas diariamente aos estudantes das escolas públicas do município.

COMPARTILHAR

A Cozinha Piloto abre as portas e recebe a reportagem da Rádio Jovem Pan Tupã para mostrar à população todo o trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais envolvidos no preparo das refeições que chegam diariamente à mesa das crianças, jovens e adultos que frequentam a rede pública de ensino. A Cozinha Piloto, mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, atende todas as escola públicas do município, incluindo escolas municipais, estaduais, de período integral, escolas do Projeto Crescer, Segundo Turno, os EJA’s – Educação Para Jovens e Adultos, as creches municipais, e também escolas dos distritos de Parnaso, Universo e Varpa. Nos três distritos, a produção da alimentação é feita na própria unidade, então a Cozinha Piloto envia os alimentos, os cardápios e a produção é feita pela merendeira do local.

Atualmente, a unidade trabalha com 31 funcionários: três (3) motoristas, três (3) ajudantes, um (1) responsável pelo estoque, dois (2) padeiros, dezesseis (16) funcionárias na linha de produção, três (3) responsáveis pela limpeza, duas (2) nutricionistas e uma (1) funcionária do setor administrativo.

Patrícia Rodrigues Chaves Simões

A Cozinha Piloto é exemplo e modelo quando se fala em boas práticas no trato dos alimentos, afirma a nutricionista e responsável técnica na Cozinha Piloto em Tupã, Patrícia Rodrigues Chaves Simões, em entrevista a Jovem Pan Tupã. São produzidos diariamente pela Cozinha Piloto cerca de 6 mil pães; preparo e entrega de 11 mil refeições, somente de arroz são produzidos mais de 330 quilos. Um trabalho árduo, que segundo a nutricionista, tem sido melhorado e intensificado, através de treinamentos com todas as merendeiras ligadas à Cozinha Piloto. “No dia 21 de julho, sexta-feira, foi realizado um treinamento com todas as merendeiras das escolas, para que a cada dia elas possam melhorar ainda mais o seu trabalho dentro da unidade”. Já as instalações são amplas e higienizadas para receber e preparar verduras e legumes, frutas e carnes, com triagem e armazenamento adequado.

Todo esse trabalho com a produção dos alimentos realizado pela Cozinha Piloto garante que os estudantes estejam se alimentando bem, com qualidade e higiene, afirma a nutricionista: “A merenda escolar fica pronta em torno das sete horas da manhã, quando eu chego e faço toda a triagem, meço a temperatura, experimento todas as refeições. Aí elas são posicionadas em latões térmicos, e em seguida distribuídas na escolas. Todo esse procedimento é repetido novamente na parte da tarde, e novamente na merenda noturna”, destaca Patrícia, que informa que o trabalho tem início às 04h30m da manhã.

O cardápio é preparado semanalmente pelas nutricionistas responsáveis Marilisa Machado Modelli Correa e Patrícia Rodrigues Chaves Simões e geralmente é a base de carnes vermelhas ou brancas, arroz, salada e frutas. As carnes geralmente são acompanhadas por legumes. Também são preparados bolos, tortas em ocasiões especiais. A Cozinha Piloto está instalada na rua Nhambiquaras, 2495 e o telefone é (14) 3496-3149.