Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello estará em Tupã neste domingo

Representante do Papa no Brasil celebra santa missa dia 24 de setembro, às 9h30 na Matriz de São Pedro. Visita acontece no momento em que Diocese de Marília comemora aniversário de 65 anos.

COMPARTILHAR
Dom Giovanni d’Aniello

Entre os dias 23 e 25 de setembro de 2017, Dom Giovanni d’Aniello visitará a Diocese de Marília, que completa, neste ano, 65 anos de criação e instalação. Tupã pertence à região pastoral II e estará acolhendo o visitante no domingo, dia 24 de setembro pela manhã na Matriz de São Pedro Apóstolo. É aguardado um grande número de fiéis de Tupã e toda região. Esta será a terceira visita de um Núncio Apostólico à Diocese.

O Núncio Apostólico é o representante do Papa junto às Igrejas particulares (dioceses, prelazias e eparquias) e também junto aos Estados e autoridades públicas. É o embaixador do Estado do Vaticano. Sua principal missão é tornar sempre mais firmes e eficazes os vínculos entre a Sé Apostólica e as Igrejas particulares. Também tem o encargo de promover e estimular as relações entre a Santa Sé e as autoridades, tratando das questões concernentes às relações entre a Igreja e o Estado. O Núncio costuma ter a dignidade eclesiástica de arcebispo. Reside, normalmente, na nunciatura apostólica, que goza dos mesmos privilégios e imunidades de uma embaixada.

A Santa Sé possui relações diplomáticas com a maioria dos países do mundo.

Os últimos núncios em nosso país foram Dom Alfio Rapisarda, de 1992 a 2002, e Dom Lorenzo Baldisseri, de 2002 a 2012. O atual Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, foi nomeado em 10 de fevereiro de 2012.

CRONOGRAMA DA VISITA DE DOM GIOVANI D’ANIELLO

Sábado, 23 de Setembro

10h30: Chegada no Aeroporto Estadual Frank Miloye Milenkovich em Marília e recepção por parte do Bispo Diocesano, do Bispo Emérito e demais autoridades religiosas, civis e militares;

16h: Visita ao Lar São Vicente de Paulo em Marília;

19h: Missa na Catedral Basílica São Bento, de Marília | Encontro com Clero, Religiosos, Religiosas e Seminaristas da Região Pastoral I.

Domingo, 24 de Setembro

9h30: Missa na Matriz de São Pedro em Tupã;

12h: Encontro com Clero, Religiosos, Religiosas e Seminaristas da Região Pastoral II;

15h: Visita à Casa Pastoral Diocesana “Dom Osvaldo Giuntini”, em Adamantina;

18h: Missa na Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Dracena | Encontro com Clero, Religiosos, Religiosas e Seminaristas da Região Pastoral III.

Segunda, 25 de setembro

9h30: Visita à Cúria Diocesana de Marília;

10h30: Visita à Faculdade João Paulo II (Fajopa), em Marília – centro de estudos filosóficos e teológicos da Província Eclesiástica de Botucatu;

12h: Almoço na Residência Episcopal com os Bispos da Província Eclesiástica de Botucatu;

15h20: Retorno a Brasília.