Vacinação antirrábica gratuita acontece durante o mês de setembro em Tupã

Cães e gatos devem ser vacinados. Confira os dias e locais de vacinação.

COMPARTILHAR

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia nesta segunda-feira (4) a Campanha anual de Vacinação Antirrábica, que segue até o próximo dia 29. O dia “D” de vacinação está previsto para ser realizada nos dias 23 e 24 de setembro.

Segundo o responsável pelo CCZ de Tupã, Robison Luiz, o censo de animais indica que em Tupã exista cerca de 19.000 cães e gatos e a meta de vacinação deste ano é imunizar pelo menos 80% dos animais. “Todos os anos cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva, com exceção das fêmeas gestantes. Além disso, também não é indicado que animais com menos de 4 meses de idade receba a vacina. É importante lembrar que a dose da antirrábica é gratuita e todas as raças de cães e gatos podem ser imunizados, já que a dose tem a função de proteger animais domésticos contra a doença da raiva.”, ressaltou.

Para facilitar a aplicação da dose e como medida de segurança, a recomendação na hora da aplicação da dose é para que os animais estejam com coleira ou guia. Já os proprietários devem estar com a caderneta de vacinação do animal em mãos. “Caso essa seja a primeira vacina do cão ou gato, o CCZ providenciará a caderneta de vacina para o animal, mas é importante que depois o dono atualize as vacinas e marque todas na caderneta do pet”, orientou.

Cronograma

De acordo com o cronograma da campanha, os pontos de vacinação seguirão uma agenda e a campanha ocorrerá em diversos pontos estratégicos espalhados pelo município. A equipe planeja iniciar a campanha na zona rural de Tupã para depois imunizar todos os animais da área urbana.

Seguindo o cronograma, a vacinação terá início nesta segunda-feira (04) na estrada São Martinho, na terça-feira (05) as equipes atenderão os animais da estrada Progresso, na quarta será na estrada Luar. No dia 11 de setembro, a campanha volta a atender os animais da estrada Tininho e Estrada Chalé, no dia 12 haverá equipes na estrada Sabiá I, Bairro Sabiá II e estrada Caran, dia 13 será a vez do bairro Três Vendas, dia 14 no bairro Harmonia e no dia 15 na estrada da Pitanguera.

A vacinação continua no dia 25 na vicinal Tupã x Varpa, no dia 26 no bairro Monteiro I e 27 no bairro Monteiro II, já no dia 28 a vacinação será na estrada do Picadão e na estrada Lajes Tamoios, e para terminar a campanha, no dia 29 serão imunizados os animais domiciliares da estrada do Thermas e Chácaras que vão para o Aeroporto.

De acordo com a programação do dia “D”, nos dias 23 e 24 de setembro cerca de 30 postos de vacinação estarão atendendo os animais da zona urbana das 8h às 17 horas. No sábado (23), funcionarão pontos na Praça da Bandeira, Praça da Igreja São Judas, Praça da Escola Anísio Carneiro, Ginásio do Marabá, Praça da COHAB I, Praça da CECAP, ETEC Paula Souza, EE  Sebastião Teixeira Pinto, EE Irene Resina Migliorucci, EE Luiz de Souza Leão, EE Esther Veris Cerpe, EE Maestro Nelson de Castro, Centro Comunitário Conj. Antonio Pereira Gaspar, Estacionamento da Igreja Santa Rita e também no PSF Jamil Dualib.

Já no domingo (24), das 8h às 12 horas, a campanha de vacinação continua na Praça Da Bandeira, Praça da Igreja São Judas, Praça da Escola Anísio Carneiro, Ginásio do Marabá, Praça da COHAB I, Praça da Cecap, ETEC Paula Souza, EE  Sebastião Teixeira Pinto, EE Irene Resina Migliorucci, EE Luiz De Souza Leão, EE Esther Veris Cerpe, Centro Comunitário Conj. Antonio Pereira Gaspar, Distrito Universo, Distrito Parnaso e também no Distrito Varpa.