Bichinhos de crochê “amigurumis” viram sucesso em Tupã

O Amigurumi é uma técnica japonesa que cria bonequinhos feitos de crochê ou tricô. Essa técnica surgiu no Japão e a partir dos anos 80, começaram a se difundir pelo mundo.

COMPARTILHAR
Keila Maria de Jesus Scalioni

A técnica pode virar hobby e em Tupã, Keila Maria de Jesus Scalioni, proprietária do Posto Brasil Gás, conheceu e aprendeu esse novo jeito de fazer bichinhos de pelúcia e hoje faz sucesso entre as amigas e freguesas. A artesã já gostava de fazer crochê tradicional em seu tempo livre, e após conhecer o Amigurumi, passou a receber encomendas, e logo o hobby se transformou em uma forma de renda extra.

Segundo Keila, a técnica japonesa começou a se espalhar pelo Brasil há pouco tempo. “A palavra Amigurumi significa boneco feito de crochê ou tricô artesanalmente. Eu faço de crochê. É uma técnica japonesa que está se difundindo no Brasil agora. Eu já conheço de um outro país que eu fui, mas não sabia que era essa técnica”, conta Keila.

O Amigurumi pode ser feito em forma de animais como ursinhos, leões, gatos, cachorros, joaninhas, sapos, e também em forma de utensílios domésticos ou objetos como carrinhos, aviões. O Amigurumi é confeccionado com formas geométricas, os bonecos ou utensílios não tem começo nem fim, explica Keila: “A pessoa faz o crochê de forma circular, sem começo e sem fim da carreira, mas é tudo contado. A gente só consegue na verdade fazer com receita. Tem pessoas que conseguem criar seus próprios Amigurumis”.

O material utilizado é antialérgico, indica Keila, é uma fibra siliconada que enche e deixa fofinho o Amigurumi. Além de ser um trabalho bonito, delicado, alegre e chamativo, o Amigurumi também é ideal para bebês, crianças e até mesmo recém-nascidos em recuperação.  Um dos bichinhos feitos para crianças em UTI neonatal é o polvo. “O polvo que a gente faz tem uma tamanho padronizado. Ele serve pra fazer com que a criança sinta os tentáculos como se ela estivesse segurando o cordão umbilical, e isso ajuda na recuperação do bebê”, finaliza.

A artesã Keila Scalioni faz os Amigurumis por encomenda, além de outras peças em crochê. O telefone para contato é o (14) 99648-1018 e 3491-4095.