Coach tupãense fala sobre a profissão do momento

Coach Sueli César atua em Tupã e destaca as principais funções desse profissional.

Sueli César

Afinal, o que é coaching? Do inglês “Coach” que significa treinador, instrutor, o “Coaching” é apontado como a profissão do momento, uma das mais promissoras pois abrange várias áreas de atuação. Logo, “Coach” é um profissional que exerce o “Coaching”, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Já a nomenclatura Choachee é usada para definir o cliente que contrata o Coach. Em Tupã, já existem vários profissionais que trabalham em empresas, atendimento pessoal personalizado, entre outros segmentos. A Coach tupãense Sueli César, destaca as principais funções desse profissional.

Bom Dia Tupã: “Coach” é uma profissão nova no mercado?

SC: Essa profissão é nova no mercado de maneira geral, ela abrange qualquer profissional, independente da área em que ele trabalha, não exige nenhuma formação acadêmica para atuar como “Coach” no mercado, desde que se faça um curso profissional, com metodologia séria, em uma boa escola; que te prepare com uma certificação reconhecida, nacional e internacionalmente.

Bom Dia Tupã: Quem pode se tornar um Coach?

SC: Qualquer pessoa que se identifique com o “Coach”, que passe primeiro nessa Metodologia, que tem um conhecimento próprio, pode depois aplicar na vida própria ou se quiser exercer profissionalmente, está apto para isso.

Bom Dia Tupã: Quais os benefícios dessa profissão?

SC: Muitos benefícios tanto para a empresa, quanto para a vida pessoal porque a pessoa vai conseguir atingir seus objetivos com mais rapidez, ter maior clareza das metas que ela quer, da vida, reconhecer o propósito e a sua missão aqui na Terra. Hoje fala-se muito em desenvolvimento humano, então, eu costumo dizer que uma empresa é o que ela é, por resultados de pessoas; e hoje o maior patrimônio de uma empresa, são as pessoas. Se a pessoa não estiver bem, não vai desenvolver bem seu serviço, e para desenvolver bem o serviço, tem que estar bem na área pessoal, e isso implica tudo, a questão familiar, relacionamento, socialmente. Então toda as pessoas, a meu ver, podem e devem passar por um processo de “Coaching” para autoconhecimento e desenvolvimento humano.

Bom Dia Tupã: Tem área de atuação em Tupã? Quais as áreas de atuação de um Coach?

SC: Não só em Tupã/SP, mas, em qualquer lugar onde você estiver. Tanto é que o “Coach” não precisa ser feito de maneira presencial, ele pode ser feito através da internet, por Skype por exemplo, via telefone e vídeo-imagem, pelo menos você está vendo a pessoa. O segmento do “Coaching” é imenso, tem “Coach” para tudo, tem para crianças, para adolescentes, para mulheres, de carreira, de férias, de viagem, de luto… para tudo mesmo!

Bom Dia Tupã: Considerações finais

SC: Quero me colocar à disposição, aos interessados, tenho minha página no Facebook: Sueli César, atuo como “Coach” já há um ano meio, e para quem quiser conhecer, saber como funciona é só me procurar que eu faço uma sessão de clareza, sem custo nenhum, para a pessoa ter uma noção do que é isso e experimentar!