Nota de Falecimento: Guerino Seiscento, 92 anos

Faleceu às 05 horas desta sexta sexta-feira, dia 17 de agosto, em Tupã, aos 92 anos, o pioneiro Guerino Seiscento. O fundador da empresa de ônibus que leva seu nome deixa viúva a esposa Olga, três filhos: Irani, Márcia e João Carlos e cinco netos. É com pesar que a Jovem Pan Tupã e a Revista Bom Dia Tupã lamenta a morte de Guerino Seiscento que deixa seu legado e sua marca na história de Tupã.

História (Fonte: Revista Bom Dia Tupã – 1ª edição – Maio/18)
Em 1946, um rapaz de apenas 20 anos conquistou a primeira linha de ônibus para o transporte de passageiros de Tupã até o Bairro Ponte Alta. Fundador da empresa que leva seu nome, Guerino Seiscento colaborou com a expansão das estradas de nossa região e teve expressiva participação no desenvolvimento da Alta Paulista. O jovem Guerino tinha no peito uma força que impulsionava o desejo de ampliar seus negócios e para isso, precisou abrir novas vias na zona rural de Tupã com os próprios braços e ajuda de moradores das proximidades, desmatando novas áreas com foices e enxadas. Assim prolongou o trajeto até o Bairro Saltinho e em seguida, até a Barra do Coió, na barranca do rio Feio.

Os vilarejos cresciam em núcleos separados, que depois eram unidos pelos serviços de Guerino, e as pessoas iam estabelecendo suas casas ao longo dos caminhos recém-abertos, como aconteceu com os bairros Boa vista, São Martinho e Fazenda São João, chegando até mesmo à distante região de Santópolis.

Tempos difíceis superados pelo trabalho árduo e incansável desse empreendedor que também precisou enfrentar concorrentes. E a receita para vencê-los: oferecer um serviço diferenciado. Essa parte da história se dá quando sua frota contava com apenas 3 carros. Para conquistar a fidelidade dos clientes, a Guerino Seiscento abriu um novo serviço e se comprometeu a entregar gratuitamente as encomendas dos passageiros. E deu certo. Graças a esse diferencial, a Guerino ampliou seus serviços.

Mas aquele homem visionário foi além. Uma das primeiras conquistas da empresa foi a linha até Lins. Em 1958, não hesitou em abrir mão de sua própria casa e de seu automóvel particular para comprar uma linha que atuava nas cidades de Birigui e Araçatuba. Juntamente com a esposa e filhos, deixou temporariamente Tupã e mudou-se para Santópolis, onde possuía uma garagem. Como tudo tem seu preço, o investimento e o sacrifício valeram a pena. O crescimento que ele vislumbrou, aconteceu. Dois anos depois, com as dívidas saldadas, retornou a Tupã, comprando a mesma casa onde morava.

Outro passo importante foi dado ao converter sua frota que era movida à gasolina para o diesel, combustível mais barato e adequado. Desde então, optou por trabalhar sempre com veículos zero quilômetro, filosofia que é mantida até hoje. Com isso, conseguiu economia e melhor rendimento nas rodovias; o número de passageiros foi crescendo, o tempo foi passando; sua empresa alcançou novos patamares e seguindo esse pensamento, a Guerino Seiscento chega aos dias atuais com novos projetos e desafios, prestando serviço a milhares de pessoas diariamente.

A Guerino Seiscento Transportes S.A. hoje é uma empresa de âmbito nacional fazendo atendimentos nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, com uma frota moderna de 300 ônibus, todos dotados da mais alta tecnologia e segurança. Atende as cidade de Curitiba, Londrina, Maringá, Assis, Marilia, Bauru, Campinas, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Araçatuba, Presidente Prudente, Araguari, Catalão, Uberlândia, entre outras, incluindo a cidade de Tupã onde está instalada a sua matriz, sendo um grande orgulho para a cidade.

É com esse espírito desbravador que o fundador Guerino Seiscento, sempre com o apoio de sua esposa Olga e seus três filhos: Irani, Márcia e João Carlos deixa seu legado e sua marca na história de Tupã.