Prefeito Ricardo Raymundo lança projeto Natal Espetacular

Iniciativa incentiva artesanato sustentável em Tupã.

O Fundo Social de Solidariedade de Tupã lançou na última sexta-feira (17), o projeto “Natal Espetacular”, um convênio em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). Estiveram presentes na solenidade o prefeito Ricardo Raymundo, o vice-prefeito Caio Aoqui, secretários municipais e os vereadores Valter Moreno e Telma Tulim.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tupã, Leusia Romano, o projeto “Natal Espetacular” tem por objetivo qualificar famílias em situação de vulnerabilidade social em técnicas de artesanato e reciclagem, para confeccionarem enfeites natalinos a partir de garrafas pet. “Gostaria de agradecer o prefeito Ricardo Raymundo e o vice-prefeito Caio, por confiar neste projeto, oportunizando que famílias em vulnerabilidade possam receber recursos, melhorando assim sua renda e vindo se profissionalizar”, comentou.

Segundo ela, as garrafas pet serão arrecadadas por meio de parceria com as Escolas Municipais e a colaboração da população. Após confeccionados, os materiais serão reaproveitados em decoração natalina como sinos, bolas de natal, estrelas de natal, guirlandas e árvores em diversos tamanhos. “Para isso pretendemos organizar gincanas nas escolas para arrecadação dos materiais, além de incentivar a prática da reciclagem e preservação ambiental, entre muitas outras atividades”, explicou.

Leusia contou ainda que os enfeites serão instalados na Praça da Bandeira e em outros pontos do centro de Tupã. A secretária ainda pediu o apoio da população na arrecadação das garrafas. “Quem quiser colaborar com as doações, pode entregar no Fundo Social de Solidariedade de Tupã, localizada na rua Paiaquás 609, no Centro”, explica.

Segundo a vereadora Telma Tulim, engajada nas ações e projetos sociais da cidade, a intenção do projeto é chamar a atenção da população para a importância da sustentabilidade, da reciclagem e da preservação do meio ambiente, assim como proporcionar as famílias mais simples uma fonte de renda extra, já essas famílias receberão para confeccionar as peças.

De acordo com o presidente da Câmara, Valter Moreno, o projeto, que é uma novidade na região, beneficia o desenvolvimento do município, oferecendo a oportunidade de famílias terem uma nova fonte de renda e também da prefeitura investir na sustentabilidade. “Para nós foi um prazer quando o prefeito Ricardo nos comunicou que gostariam de realizar o projeto Natal Espetacular. Esse projeto vem beneficiar várias pessoas, principalmente aqueles que não estão trabalhando, homens e mulheres que além de estar aprendendo, vão receber para trabalhar. A vantagem é que vão levar isso para a vida toda. Gostaria de parabenizar o prefeito Ricardo, o Fundo Social de Solidariedade de Tupã e também a comunidade são Vicente de Paula, que também está a frente da iniciativa”, lembrou.

O vice-prefeito, Caio Aoqui, falou da importância do projeto e ressaltou o objetivo do programa, que utiliza técnicas de artesanato e reciclagem para confecção de enfeites natalinos com a utilização de garrafas PET, fomentando o desenvolvimento econômico e sustentável do município. “Uma das maiores dificuldades de qualquer administração é ter que enfeitar a cidade para um evento se preocupando com orçamentos, sem perder a qualidade dos matérias e o brilho que a data merece, como é o caso da tradicional ‘Natal de Luz’. Com o projeto ‘Natal Espetacular’ resolvemos vários problemas existentes na nossa cidade, é uma ação importante que vai gerar renda para as pessoas que vão confeccionar os enfeites, desenvolvendo economicamente a nossa cidade, a qualidade dos materiais utilizados e também toca em um assunto muito importante, a sustentabilidade. O projeto também conta com a união de diversas secretarias e setores públicos e isso vem de encontro com o que o nosso prefeito Ricardo tem nos orientado, que é sempre fazer parcerias e apoiar projetos viáveis, sustentáveis e importantes para a comunidade”, destacou.

O prefeito Ricardo Raymundo enalteceu a importância do projeto, uma vez que eles deverão oferecer apoio à rede municipal de ensino e ao meio ambiente, e também parabenizou os órgãos comprometidos com o Natal Espetacular. “O projeto Natal Espetacular vem somar com as ações já desenvolvidas na cidade, como a formação e a capacitação de pessoas, bem como a valorização dos trabalhos artísticos realizados pela população local. Esse projeto apresenta um trabalho maravilhoso que vem beneficiando muitas cidades. É importante frisar que estado custeia parte da mão de obra para estes enfeites, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Fundo Social de Solidariedade de Tupã foram treinadas para confeccionar esses enfeites e ensinar as pessoas. Além disso, também cuidamos do nosso meio ambiente, com a recuperação de materiais recicláveis e a reutilização sustentável desses materiais. Sem dúvidas é um trabalho muito bonito e estamos todos muito ansiosos para colocar em prática esse projeto”, completou.